quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dia 2


A Roménia onde se pode fumar em todo o lado (nos supermercados pequenos os próprios comerciantes estão a fumar atrás do balcão) é a mesma Roménia que desconhece...leite condensado. Juro. Não fazem a mínima ideia que andam a perder coisas como brigadeiros e quase todas as boas receitas que conheço. Ainda fico estupefacta quando penso, mas é assim. O que é de uma nação que não faz doces? O que é de uma família que não se mima com tartes, babas de camelo (que não faço há séculos, mas é uma inevitabilidade) O que é de um pai que não contou ao filho que não tinha fome ao jantar porque furava latas de leite condensado e bebia assim em preciosas gotículas o creme amarelado e pegajoso que até faz impressão nos dentes de tão doce.


Dá-me vontade de dizer-lhes isto, de segredar-lhes, Hey, vocês podem ter umas pernas jeitosíssimas, mas nem sabem o que andam para aí de doces bons que vocês não conhecem...e elas se calhar preferiam continuar a ter as pernas magrinhas e portanto não vale a pena dizer-lhes nada. Nem sei como se diz leite condensado em romeno (lapte condensat, nem têm expressão para tal, claro).


Dia 2 foi dia de jantar de portugueses cá em casa. Sem leite condensado tive de fazer um cheesecake de ir ao forno e de entrada uns queques de ovo.


Agora vou dormir, só de pensar que quanto a doces, estamos mesmo à frente. Mas quanto a sumos, ganham eles: hoje bebi um sumo de maçãs verdes e lima que é fabuloso (é só juntar a sumo de maçã 100%, o sumo de uma lima, várias rodelas de outra lima, açúcar amarelo ou calda de açúcar, muito gelo e polvilhar com canela) :))


noapte bună 

2 comentários:

  1. Comer leite condendado da lata hummmm, que ideia essa, acho que desde a universidade que não me atrevo a tal....
    Depois descobri o leite condensado em tubo, é bem mais pratico :)

    Bjinhos
    sandra

    ResponderEliminar
  2. Sim, é verdade, é uma ideia peregrina, mas era moda no tempo do meu pai. O leite condensado ainda em lata vinha de África do Sul e era a predilecção dele. Quando me contou esta história também achei uma loucura, mas são as histórias que ainda preenchem o meu imaginário.
    Sim, o leite condensado em bisnaga é bem mais prático e não fica ali à mercê de ser consumido...

    ResponderEliminar